quarta-feira, 11 de junho de 2014

Entrevista Fit - Anamelia

Hoje eu quero apresentar uma história de inspiração. Um exemplo para quem já é corredor e pra quem é iniciante ou aspirante. Esta é Anamelia Tannus, a empresária tem 54 anos e começou a correr há 6 anos para acompanhar o marido, também atleta. Ela também treina com a equipe Tendência Outdoor que estou participando e, recentemente, acabou de voltar da Comrades, a Ultramaratona de 90k mais antiga e clássica do mundo. Vejamos um pouco da história dela e sobre essa experiência:

Efeitos da Corrida
Apesar de sempre ter praticado exercícios físicos e ter sido jogadora de vôlei, depois da corrida sentiu melhoras significativas no seu corpo, como perda de gordura corporal, definição de pernas, coxas e panturrilhas, maior disposição e uma super redução nas dores posturais. E junto com tudo isso veio a auto-estima.

"Tudo melhora. Você libera o hormônio da felicidade quando corre"

Sobre a alimentação
Anamelia destaca que sempre cuidou da alimentação e depois da corrida ficou ainda mais criteriosa. Sendo acompanhada por uma nutricionista e usando suplementação




A primeira maratona
No início precisou apenas adaptar seu corpo para essa nova modalidade de atividade física e sempre contou com um treinador. Com 8 meses de treino, e depois de correr provas menores de 15k e 21k, foi para sua primeira maratona (42k) em 06 de abril de 2008, em Paris. Na época achou a prova muito difícil, pois seu corpo ainda não tinha referência para uma distância de 42k, apesar dos treinos. Ainda assim, ela destaque que foi uma ótima sensação. E não parou! Já tendo participado, até agora, de aproximadamente 100 provas, entre elas 40 maratonas e ultramaratonas.

Comrades - Ultramaratona de 90k
Desde novembro, Anamelia focou seu treino para se preparar para Comrades, prova que acontece na África do Sul que ela já tinha participado no ano anterior, porém neste ano, bateu seu recorde pessoal, terminando os 90k em 10h49min na categoria feminino 50-59anos ficando em 105º lugar entre os 15 mil participantes de todo o mundo, onde apenas 11 mil concluiram. 




Treinos
Para se preparar para essa última maratona Anamelia intercalava 4 dias de corrida na semana com 2 de musculação e 1 de descanso. E participou de 3 provas como treinamento: 78k no Desafio do Dunga em Orlando em Janeiro, Maratona do Fim do Mundo (Ushuaia) em Abril e a Maratona de Brasília em Maio. Emocionalmente ela se preparou trabalhando a auto-confiança nos treinos, trocas de experiências com o treinador e usando os resultados das provas como motivação.

A idade
Mesmo começando quase aos 50 anos, hoje Anamelia conta que corre mais rápido e melhor do que há 6 anos. E que faz tempos melhores do que pessoas mais jovens. Mas a maturidade na corrida nem a lembra da idade.
"É um desafio particular. E não com outras pessoas. Você quer melhorar sempre."
Por que correr?
"Porque é um esporte pra se praticar em qualquer lugar, o segundo mais praticado no mundo, que faz bem para saúde física e mental, onde você pode fazer muitos amigos. É contagiante. Um vício bom".

DICAS

Para quem está começando, ela indica:
  • Treine com acompanhemento
  • Mantenha-se engajado em um grupo de amigos
  • Estabeleça metas pessoais
  • Inscreva-se em corridas
  • Treine em lugares diferentes (terra | areia | asfalto)
"Não importa a distância, o importante é manter a motivação. Treine no ritmo e volume que te traga prazer".

Espero que tenham gostado da entrevista. Eu me senti super motivada e, se gostarem desse tipo de história podemos fazer mais posts com histórias de pessoas reais.

Continuem acompanhando o meu projeto #DesafioDressa o/

xoxo,
Dressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meninas, o que acharam?!
Thank you!
xoxo
Dressa