quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Raio X de Gabriela Pugliesi (Resenha do livro)

Gabriela Pugliesi se tornou um fenômeno do instagram ao decidir usá-lo para dar dicas saudáveis e exibir seu corpo sarado. Obviamente, essa história, virou livro! Eu o comprei no evento Udifit que rolou semana passada e, aqui estou para fazer uma resenha do livro (naquele meu jeito que vira quase um resumo, huahuahua).
"As pessoas comem por mil motivos, mas, por incrível que pareça, eles raramente têm a ver com o propósito mais elementar e ancestral do alimento: nutrir. Eu mesma sempre fui ansiosa e descontava angústias e frustrações na comida. (..) Precisava me entender comigo mesma" Raio X, p. 133
A história
Achei legal que, logo no início do livro, Gabriela começa contando sua história de criança gordinha, sempre regulada pela família e xingada na escola de baleia, o que a fez virar uma garota tímida e calada. Com 15 anos ela descobriu os esportes e se apaixonou, experimentando um pouco de todas as modalidades. Daí nasceu a vontade de aprender a comer certo para ver os resultados dos exercícios no corpo. Então, ele teve aquele famoso histórico de dietas que acabam em jaca. Até que um dia, ao voltar de sua lua-de-mel sentindo-se bem inchada, Gabriela decidiu fazer a dieta virar um estilo de vida. Uma coisa bacana na história é que ela enfatiza que o corpo de hoje demorou meses, na verdade, anos para ser alcançado. E que ela tem tendência para engordar, e qualquer escorregada engorda - o que me identifiquei.

A dieta
Embora eu já esteja cansada de ouvir falar de dietas e aquelas dicas de sempre, como comer de 3 em 3 horas, achei a parte em que a nutricionista Alessandra Luglio explica essas regras bem didática e interessante. Entendi melhor porque afinal devemos comer de 3 em 3 horas e manter os índices glicêmicos estáveis. E, por fim, ela dá uma dica interessante que já venho testado em minha dieta: combine os alimentos em TODAS as refeições. Uma porção de frutas com uma porção de proteínas, exemplo mamão com iogurte e etc.

Os treinos
Como eu falei acima, a Pugli ama exercícios, ela malha 6x semana mais uma corridinha no domingo (ou seja, todo dia). Mas, para alcançar o corpo de hoje ela teve que montar um treino direcionado em duas fases diferentes, não apenas executar aleatoriamente, como ela fazia antes. O livro mostra alguns de seus movimentos favoritos e indica que cada pessoa procure um profissional habilitado para criar seu próprio programa de acordo com o objetivo.



Guia de Sobrevivência
Ela também dá algumas dicas sobre como sobreviver em viagens e festas. Não é nada fácil. Mas lembre-se, isso não é dieta, é estilo de vida. Algumas horas pode haver excessões. Mas sempre com moderação. E mostra um kit bem bacana para você fazer exercícios físicos aonde estiver. Afinal, ela ama atividade física. E por que não, né? Exercício é vida!

Os chocolates
Super me identifiquei também na parte em que Gabriela revela que seu ponto fraco são os doces, tanto que ela nem os compra para deixar em casa. Ela fala sobre como controla a vontade e a melhor hora para incluir o chocolate na dieta (que é recomendável ser no mínimo 60% cacau).

Depois o livro tem uma parte bem legal de Receitas do Bem, já quero experimentar algumas receitas. Depois Gabriela fala mais um pouco da vida pessoal. Temos um depoimento da sogra e da mãe da Gabriela dando dicas para outras mães cujas crianças sofrem com o sobrepeso. E ela fala sobre como lhe dá com as críticas:
"Fui me conhecendo melhor e, de tanto ser julgada, aprendi a nunca julgar. Se é que eu posso deixar uma dica: procure fazer algo pelo seu EU". Raio X, p. 134
Depois há algumas respostas do nutricionista e educador físico Rodrigo Paiva para perguntas frequentes tipo Musculação engorda?, e sobre Aeróbico em Jejum, e outras bem interessantes. As são respostas curtas, claras e objetivas.

Para finalizar, Gabriela juntou depoimentos de seus leitores que ela afirma ser o seu incentivo para continuar incentivando as pessoas a ser saudáveis e participar da #geraçãopugliesi, o que eu achei bem legal.

Conclusão: um livro simples e prático de ler com dicas realmente úteis e saudáveis. Saber da história da Gabi com a balança, a criança gordinha preguiçosa que comia muito pão e doce, sua tendência para engordar, o ponto fraco para os doces daí ver o corpo bacana que ela conquistou e seu pique com os exercícios físicos, é ainda mais INSPIRADOR. Só por inspirar esse livro já vale a pena! Super motivação para o meu #desafiodressa Sem contar que a Gabriela é super simpática e mais linda pessoalmente :)




E aí? Alguém já leu? Alguém já segue a Pugli? Quem tá ou tá querendo entrar na vibe saudável? 

xoxo,

 Acompanhe o Blog da Dressa nas redes sociais Facebook - Instagram - Twitter - Youtube 



21 comentários:

  1. Acompanho a Gabi no instagram e vendo agora a sua resenha, deu muita vontade de comprar o livro. É uma inspiração né.. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecíamos a Gabi, o livro parece ser ótimo!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também não conhecia a Gabi, mas adorei conhecer. O livro parece ser muito inspirador.

    Um beijo <3
    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nem sabia que ela tinha livro, mas parece bem interessante!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar dela, esse livro deve ser ótimo
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Gabi Pugliesi arrasaaa!!! Tô doida pra comprar esse livro.
    Adorei seu blog, Dressa. É lindo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Admiro a história dela, mas desaprovo o fato de que ela dá algumas dicas que somente um nutricionista deveria dar. Puxo um pouco para a minha profissão, claro, hehehehe.
    É muito bom como pessoas se inspiram na saúde, assim como foi o seu caso, mas há uma linha tênue entre a saúde e a obsessão da magreza, então acredito que esse assunto deve ser tratado com um pouco mais de cuidado!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente seu ponto de vista como futura nutri!!! ;)

      Bom, acho que, como tudo na vida, as pessoas é que tem que filtrar. Conheço as críticas que chovem em cima dela principalmente por publi oculta, mas acho que ela sempre deixa claro que cada pessoa deve ter uma orientação profissional e individual de um nutri e um personal. As pessoas que interpretam mal. Acho que o que vale no caso dela é o que você disse, uma história admirável.

      Pq as pessoas cansam de ir no nutris da vida e ele manda fazer x coisa e você olha pra ela e não sente nenhuma motivação pq nem ela mesma segue o que propõe. É bom as pessoas se inspirarem em alguém que também luta pelo objetivo e conhece as dificuldades. Pq muitas vezes os profissionais sabem da parte teórica, mas nada da prática. A parte punk de seguir uma dieta. Não são inspirações para nos apoiar na parte emocional, que é o maior segredo, já que as regrinhas básicas para uma "dieta" todo mundo já sabe.

      Assim como no blog dela, no livro, existem várias partes escritas por profissionais especializados (nutris e personais).

      Essa linha tênue realmente existe e é um perigo. Por isso devemos sempre bater na tecla de procurar um profissional que pode personalizar a dieta e perceber as fraquezas, limitações de cada um, né. Mas o que podemos observar é muito mais gente com sobrepeso e risco de saúde entrando na onde de "eu tenho que amar meu corpo do jeito que sou". Sim, mas tem que cuidar da saúde também!! Gordinha não é saúde, aliás, nem magreza, né ... Então, eu acho legal que existam pessoas que mostrem que dá pra ter uma alimentação saudável no cotidiano e deixar as gordices como excessões. Não para todo dia. Pq quem come todo dia, não é fome física, é fome emocional. E dai precisa é procurar terapia (eu to até pensando em fazer isso pra ver se me controlo melhor, sabe, e deixar de ser menos ansiosa para outras coisas também, rsrsrs).

      Bem, obrigado pelo comentário !!!

      Beijoooos

      Excluir
    2. Falou muiiiito bem da motivação! É exatamente isso que admiro nela e em outras blogueiras fit. Fico feliz por saber que ela cita profissionais no livro, ao menos. E outra, obrigada por responder o comentário, porque é uma polêmica saudável, hehehehe
      Beijocasss

      Excluir
  8. Que livro legal, não conhecia :)
    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dressa!
    Não faz em nada meu estilo de livro rs
    Mas geral anda curtindo essa Pugli né
    kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A onda agora é fitness, né
      Mas, um estilo de vida saudável só tem a agregar, então são exemplos bacanas para inspirar!!

      Excluir
  10. Não conhecia, mas para quem gosta ele parece ser bem legal..
    Beijos ♥
    Papos da Kah

    ResponderExcluir

Meninas, o que acharam?!
Thank you!
xoxo
Dressa