segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ah, não precisava...

Sabe quando você faz um mimo pra alguém comprando um presente, fazendo uma lembrancinha, que seja, e quando você entrega a pessoa solta: "Ah, não precisava...". Eu quase sinto vontade de pegar o trem de volta pra mim. Porque se não precisava, pra quê eu gastei meu tempo e dinheiro com aquilo, né? Acho que todo mundo já teve essa vontade, né? Também não vou negar que já dei essa resposta.

Eu não sei se só eu me incomodo com isso porque realmente adoro presentear as pessoas, me esforço super para que o presente seja único e adoro escrever cartas a mão para acompanhá-los. E também amo ganhar presentes. Tipo, pareço criança mesmo. Talvez um dos motivos que amo tanto fazer aniversário. Quando ganho um presente, quase grito: "precisava siiiim".

Mas, como li outro dia no blog da Isabela, assim como você elogia alguém e geralmente a primeira reação da pessoa é discordar - "não, que isso", "para, nem tanto" - assim também as pessoas tem dificuldade em expressar gratidão. Porque é tão difícil reconhecer que alguém se importou com você? Talvez porque no fundo a gente ache que não merece isso? Ou porque não temos a capacidade de nos colocar no lugar do outro e pensar no quanto a pessoa deve ter gastado - tempo e dinheiro - para ir atrás do presente perfeito? Ou porque a gente precisa fingir que não precisa mesmo? Que tanto faz? Que somos auto-suficientes? Por que a gente tem vergonha de ganhar presentes? Por que a gente fica sem graça ao ser elogiada?

A verdade é que a gente não sabe curtir a vida com leveza, né? Não podemos expressar que ficamos felizes com um presente ou com um elogio porque se não parece que estamos carentes, é isso? Ou concordar com um elogio pode parecer metideza? Só que, e daí? Deixar seu amigo que te presenteou ou elogiou sem graça tudo bem? Ser ingrata é ok?

Sabe qual é o problema? As pessoas estão muito preocupadas em ser humildes, mas elas confundem ser humildes com ser coitadinhas. Um pouco de vaidade, auto-estima, amor-próprio faz é bem, gente! É necessário ter isso para compreender o que é leveza. Se você se ama, não precisa perder seu tempo pensando no que vão achar, você pode ser simplesmente sincera (só não confunda sinceridade com grosseria). Você aprende a se expressar com assertividade sem perder sua personalidade. Sem máscaras. E também aprende a valorizar mais os outros, compreendê-los. Colocar-se no lugar deles. Praticar empatia. Tudo começa com você mesma. Aí você encontra a leveza...

Enfim, a minha mensagem de hoje é: Viva a vida com leveza... Não só aceite elogios, como aprenda a elogiar. Pratique a gratidão, agradeça por pequenos gestos, pequenas coisas. Ao invés de ficar tentando parecer humilde, aprenda a ser humilde, descubra quem você é e reconheça quem são os outros. Valorize cada segundo. E, importe-se com o que realmente importa  Assim, aprenderá a enxergar o lado bom da vida! Parece uma coisa boba, mas não quero perder chances de me expressar, de agradecer, e ganhar um presente ou um elogio é uma delas.

Quem também já ouviu essa famosa frase? Ou já ficou sem graça com um elogio?


PS: não era pra viajar escrever tanto, rs


xoxo, 

 Acompanhe o Blog da Dressa nas redes sociais Facebook - Instagram - Twitter - Youtube 



38 comentários:

  1. Muito bom essa reflexão, a maioria das pessoas sempre faz isso, eu mesma já fiz, quando recebo um elogio geralmente naum concordo pra naum dizer que sou metida kkkk' mas na realidade, como vc falou acabamos dando a ideia de coitadinhos. È bom mudarmos isso agradecer com humildade, e longe de se fazer de coitadinhos ♥

    beijos Dressa

    Blog -- Filha do Rei

    Twitter -- Filha do Rei

    ResponderExcluir
  2. Adooorei o texto. Concordo plenamente. Eu sou uma das que dizia isso, mas ultimamente, exatamente pelo que você disse, só tenho dito "obrigada" ahhahahah ameii

    www.fashionworldbykaren.com
    Instagram: www.instagram.com/fashionworldbykaren
    Facebook: www.facebook.com/fandbworld

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também dizia, rs, mas estou me corrigindo, aprendendo a demonstrar mais gratidão, né...

      Beijos

      Excluir
  3. hahaha, ai gente, isso tbm me deixa meio com raiva, precisava sim e pronto mt obrigada!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Eu fico super chateada é igual você da um bom dia as pessoa
    acha que aquilo é amostramento, o ser humano é difícil,
    tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o ser humano é difícil... Temos que fazer nossa parte sem esperar dos outros <3

      Excluir
  5. É verdade! rsrss É muito chato ouvir isso. Mas por impulso acabo falando as vezes também!
    É como um "pois não" de um vendedor né, vira uma mania chata.
    Presente tem que ser muito bem agradecido né!
    Beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou dona de falar isso, mas no fundo fico gritando " precisava sim!" rsrs
    Bjos

    Papo Garota | Fanpage | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Não vejo o "não precisava" como uma forma de ingratidão. Uns usam esta frase por força de expressão, outros pq pensam "Não precisava se incomodar, só a sua presença aqui e seu abraço já me fazem felizes" (eu sou do grupo da segunda opção) olha, o pior são aquelas pessoas que quando você elogia pensa "é, eu sei" e aí a gratidão não existe. São pessoas tão cheias de si mesmo que a opinião dos outros não só não importam, como também não fazem questão nenhuma de mudar caso a mesma esteja prejudicando alguém com certas atitudes...
    Concordo plenamente com o viver com leveza, ser humilde e ser grato! Gratidão faz a vida mais feliz e aprendemos a valorizar as pequenas e belas coisas da vida! :)
    Muito obrigada por comentar no meu blog! Estou seguindo seu Face e aqui, te convido a fazer o mesmo nos meus :)
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  8. Concordo, e mto boa a reflexão que vc propos fazer virar um post, Dressa! :P
    As pessoas tem dificuldade de expressar gratidão mesmo!
    O conselho no final disse tudo!
    Um beijão e boa semana!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fico sempre muito sem graça com elogios!
    Não sei como reagir, agora presentes são sempre bem vindos huahauiahuaia
    Morri com você com a vontade de "pegar o trem de volta" hauiahuaihauai
    http://www.powerinred.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Andressa
    Fico sem graça com elogios pois sou uma pessoa tímida. Tenho o maior prazer em presentear as pessoas que eu amo quando posso e nunca tive interesse em receber em troca, faço de coração.
    Agora to melhorando, consigo agradecer quando me elogiam.

    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  11. Eu confesso que sempre dou essa resposta, mas porque fico mesmo sem jeito quando ganho presentes rs, sei lá porque!

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  12. Eu também já fiquei sem jeito com presentes e elogios.. Quase sempre eu sorrio e agradeço, mas se pudesse ver minha cara no momento, com certeza estaria meio desconcertada kk Fora quando eu não fico vermelha ne? Sou dessas q fica vermelha instantaneamente :$

    Beijos!
    Aline,
    morandocomele.com

    ResponderExcluir
  13. Sim ja me aconteceu algumas vezes, de facto se oferecemos é porque queremos, não é necessário dizer "oh não precisava" mas ao mesmo tempo a pessoa fica toda contente por ter recebido o presente/ ou como falaste no caso do elogio.
    :)
    Gostei do blog, estou a seguir.
    beijinho

    ResponderExcluir
  14. Acredite se quiser eu nunca falei! hahaha, até por que nunca fizeram nada assim pra mim! Beijo
    http://meniinademoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Perfeitamente de acordo com o que você disse. E eu acho que precisava sim! ahahahaha
    Acho que o que mais falta nas pessoas hoje é a auto-estima e o reconhecimento de seu valor.
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  16. olha eu concordo, qdo era "pequena" eu dizia isso, porque minha mae me ensinou assim sabe, "ah nao precisava, mas obrigada", mas depois que cresci e tive opiniao propria, eu nao digo mais nao. Eu digo, ah muito obrigada/ obrigada por lembrar de mim... Porque em muitos casos precisa sim né? kkk


    Bjuuuuuu
    http://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu post, falou tudo! Pior que é isto mesmo, as pessoas não sabem receber elogios... é a mesma coisa de cumprimentar com um "tudo bem?" e automaticamente a pessoa responde "tudo!", sendo que as vezes não está tudo bem, mas já virou praxe!

    bjs

    www.tpmbasica.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda faço isso,e elogios me deixam sempre sem jeito..e a minha reação é justamente essa,Adorei e vou ver se ponho em prática!
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Dressa se Tem uma coisa que amo fazer e dar e receber presentes,vendo seu post certamente irei me policiar mais pois já temos uma mania de dizer não precisava se preocupar hahaha e no fundo desejando ter muito aquele presente!
    O amor próprio realmente precisa ter mais é claro que depende da fase da vida que cada um está passando!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Aah eu não sou assim não. Sempre que recebo um presente eu agradeço, às vezes até digo que estava precisando e agradeço mais ainda kkkk E quando me elogiam é a mesma coisa, eu agradeço, eu sei que até a um certo ponto eu sou bonita, inteligente, divertida.
    Tbm não gosto quando presenteio a alguém e a pessoa diz que não precisava "então devolve porque eu preciso" é o que dá vontade de responder. Quando elogio alguém tbm "ah que nada, num sou nada", poxa, se eu to dizendo que é '-' kkkk

    Beijos Dress!
    Furubeba!

    ResponderExcluir
  21. É eu acho que é por isso, mas eu geralmente digo obrigada.
    Eu já disse algumas vezes não precisava, mas quando alguém me elogia eu sempre digo muito obrigada, obrigada. rs
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  22. Meu deus que post! Acho que todo mundo tinha que ler esse texto. Super concordo que temos que ser humildes mas tudo deve ser na quantidade real. Confesso que parei um pouco pra pensar depois que li "porque ficamos com vergonha quando somos elogiadas?" por que isso acontece comigo. Um pouco de reflexão é sempre necessário para o nosso crescimento, Adorei!

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  23. ahsaushasua é verdade, concordo com você, temos aquela "necessidade" de sermos educados, até quando não precisa. É claro que todo mundo gosta de presente, eu mesma sempre agradeço e digo que adorei independente do que seja rsrs e quando é uma pessoa mais 'intima' eu digo poxa eu tava precisando disso kkk
    beijoos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. As vezes quando não somos educados parece que o mundo vai acabar né? Mas são algumas coisas que quase ninguém faz questão haha eu parei com a mania de falar "não precisava" pq né! Acho que a intimidade com as pessoas também deixa a gente ter mais liberdade... Ótimo post :D
    http://www.algumasprimaveras.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que maravilha de texto, um ótima reflexão!
    Gostei do post@

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre fico sem graça com elogios kkkk e "não precisava" já ouvi muito e já falei muito também, como você disse, as vezes sai até no automático kkkkkk mas temos que parar com isso, gostei muito do post, uma ótima reflexão ♥

    Beijos
    Fanpage | Instagram

    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  27. Eu também amo ganhar presentes e adoro quando a pessoa agradece e fica feliz quando eu a presenteio. Meu avô que é assim, todo ano seja em aniversário, dias dos pais ou simplesmente porque quis comprar algo para ele, sempre tem esse não precisava. Gostei da mensagem, acho mesmo que precisamos viver a vida com mais leveza, saber agradecer, ser sincero,essas pequenas atitudes que fazem o mundo ser melhor e nós também.

    Tenha Uma Ótima Semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post, eu ja soltei essa bola fora algumas vezes mas como sempre que me falam isso eu fico com uma certa raivinha eu parei de falar, acho que devemos ser humildes sim e gratos também, é só mostrar para a pessoa que você gostou daquilo que ela te deu e agradecer, um sorriso no rosto um olhar de gratidão e felicidade, um abraço apertado e a palavra 'obrigado' é o que conta

    http://thayanepontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. É verdade. As pessoas não sabem mesmo receber elogios/presentes, Você elogia a blusa de alguém e e apessoa responde 'nossa, mas paguei tão barato' e coisas do tipo né? Muito bom!


    Beijinhos
    Nath | Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  30. Concordo, a gente tem que aprender a viver com mais leveza. Porém parece que dilemas sociais sempre ficam na frente disso.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei o texto. Coisas que todo mundo pensa mas ninguém tinha escrito ainda. hahaha adorei!
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  32. Que fofo, Dressa! Realmente, é difícil saber como reagir bem a um elogio e no fundo todo mundo ama demais ser presentado, né? Adorei seu jeito de encarar as coisas, parabéns pelo texto.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir

Meninas, o que acharam?!
Thank you!
xoxo
Dressa