quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Moda é Arte!

Engana-se quem pensa que moda é sinônimo de uniformização. Que moda é ostentação. Que moda é futilidade. A moda vai além de etiquetas e matérias-primas. É um produto cujo valor agregado é mais subjetivo do que tangível. É  uma forma de expressão da sociedade como um todo e dos indivíduos em si. É combinar, descombinar, misturar paradoxos, criar e recriar. Moda é arte!

Não é á toa que o mercado da moda tem sido incluído, junto ao design, arquitetura, música, artes cênicas, e outras, como parte da economia criativa, a indústria que transforma ideias em produtos que refletem valores culturais de um povo. Cujo objetivo é transformar conhecimento e cultura em ativos econômicos de maneira sustentável tanto em nível social, econômico, como ambiental e cultural.

No Brasil, dentro do setor criativo, a moda é um dos setores que mais produz e gera empregos, porém a média salarial está entre as mais baixas 1. E essa não é a única dificuldade do mercado. Além das cargas tributárias, leis trabalhistas e questões logísticas, há uma certa dificuldade para se desenvolver e crescer de maneira nacional. Um dos motivos é alta valorização do brasileiro pelo produto estrangeiro.

Nota-se também que a indústria brasileira muito copia da moda internacional, sobretudo da Europa e EUA. Com a chegada dos produtos chineses, que também são cópias, porém mais baratas, a dificuldade se intensificou. E a concorrência tem aumentado ainda mais com a chegada de grandes marcas estrangeiras ao país.

É preciso, portanto, não desistir do potencial criativo brasileiro. Investir em pesquisas para aliar a tecnologia e aspectos culturais no processo de criação de moda gerando inovação e conquistando de vez os próprios brasileiros! Para isso é preciso trabalhar mais a questão da inclusão social e inspiração local para refletir o melhor dos brasileiros e a incrível diversidade do país.

1 Fonte: FIRJAN, Indústrias Criativas no Brasil (2012)

Gostaram do tema?

xoxo,



23 comentários:

  1. Com toda a certeza moda é arte! Assino embaixo! Também acho que devemos valorizar mais a cultura brasileira.
    Minha prima, faz Designer de Moda, e já super notável o preconceito, as dificuldades. E fora que a primeira coisa que as pessoas dizem é: Faz faculdade de moda? Sabe que só dá dinheiro lá fora né?
    Ué, e porque não pode dar dinheiro aqui? É desse preconceito que nunca vamos fortalecer o mundo da moda aqui!

    Adorei o texto, um beijo Andressa!
    Garotas Comuns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, porque não podem ser reconhecidos aqui? Mas, a esperança é a última que morre!

      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei o tema! Amei o texto! Fica realmente muito complicado com os produtos chineses (acho que principalmente os chineses). Mas não vamos desistir né ahaha beijoo

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o tema e amei o texto! moda é arte, cultura, modo de se expressar, moda é filosofia, psicologia, moda é tudo *---* Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto, e concordo plenamente com você, moda é criar e recriar, vai além de etiquetas.
    No Brasil é muito difícil ganhar dinheiro com isso, tenho amigas que fizeram faculdade e não encontram absolutamente nada, só lá fora mesmo.

    Beijo
    Estranha no Paraiso | Facebook | Instagram | Twitter | SORTEIO

    ResponderExcluir
  5. Oi Dressa seria tão bom se a moda fosse valorizada aqui no Brasil como é lá fora!
    Mais quem escolheu essa profissão não pode desistir!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O tema é realmente muito bom, e acho que moda deveria ser mais valorizada em nosso país, pois existem profissionais muito qualificados nesse ramo. Quem é profissional deve acreditar e batalhar pelo seu reconhecimento.
    Boa quarta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal o post, também concordo que moda não é só um "centro" de futilidade, afinal das contas até chegar a uma simples roupa que vestimos no nosso dia a dia foi muito além disso.Beijos.

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o processo criativo começa bem lá atrás né, e isso é lindo!

      Excluir
  8. Muito legal esse post. Eh sempre bom lembrar disso neh? Da nossa propria criatividade de criar e montar looks que nao estejam estabelecidos no "padrao" de fora ou preco.
    Bjs flor!

    www.sisterlylove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, e essa questão de preço já é assunto para outro post <3

      :*

      Excluir
  9. Adorei o tema; bem inspirador! Eu sempre vi moda como arte porque não é qualquer um que combina qualquer tipo de roupa para ficar algo incrível. Sem contar que moda também tem suas épocas exatamente como pinturas e estilos de musica.
    Eu acho incrível!

    Beijos Dressa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é incrível mesmo, pela moda de cada época podemos entender um pouco da história e emoçôes que reinavam na época!

      :*

      Excluir
  10. ADOREI o tema! Realmente aqui no Brasil, infelizmente, valorizam muito o que vem de fora e esquecem da nossa própria cultura! Muito bom saber que ainda existem blogueiras com essa tua visão, e que abordam esse assunto no blog, porque a maioria que eu vejo é só "ostentando" os importados! haha
    Bejiooos
    www.fadadolustre.com

    ResponderExcluir
  11. Engraçado, Dressa, porque a gente sempre discute isso na faculdade e tem vários teóricos que se debruçaram sobre esse tema e na verdade, nas últimas publicações, seminários e palestras sobre isso pude ver que a conclusão da acadêmia é que moda não é arte, mas que as duas vertentes se enlaçam, sabe? Mesmo sendo áreas diferentes. Mas claro que isso é uma perspectiva de estudiosos, não desmerece em nada seu texto que está muito interessante, achei legal você dedicar um espaço pra esse tema aqui.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse, obrigada pelo comentário super pertinente. Bom saber a opinião acadêmica sobre o tema, fiquei ainda mais curiosa para aprofundar minhas pesquisas a respeito.

      Beijos

      Excluir
  12. Adorei o post! <3
    pausaproretoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Moda é arte, com toda a certeza do mundo, não é pra qualquer um saber misturar estampas, tendências e combinar super bem. Valorizamos demais o que vem de fora e esquecemos de olhar o que nós temos de melhor.

    Beijão, Laris.
    bloglarismunizz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo, não sou muito boa a misturar estampas por isso nem me atrevo :)
    Beijinho
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Eu amei o seu post, a maneira que você abordou o tema foi super legal! Acho que há divergências se a moda é arte ou não, eu acho que é sim, mas quem sou eu? ahaha
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir

Meninas, o que acharam?!
Thank you!
xoxo
Dressa