quarta-feira, 15 de abril de 2015

Moda democrática

Uma das coisas mais legais da moda é o fato dela ser democrática. Você não precisa gastar horrores para se vestir bem. Você só precisa aprender a se conhecer bem, o que combina com seu tipo de corpo, com seu jeito, com os ambientes que frequenta e aprender a mesclar tudo isso de uma maneira só sua, criando assim, o seu estilo!


Estilo não precisa ser uma coisa completamente original. Mas também está bem longe de ser cópia. Estilo é você saber se inspirar em estilos diferentes, pessoas diferentes e até épocas diferentes. Daí você faz um mix disso tudo com seu próprio mix citado anteriormente.

E ainda, o estilo não é imutável, afinal, nós estamos sempre mudando, evoluindo e aprendendo. Ninguém precisa se prender a um estilo pra sempre. E esse é mais um dos motivos que faz a moda ser democrática, porque na moda há liberdade!

Diferente do que as pessoas acham, a moda não é um meio de uniformização. Moda é criatividade. É brincar de combinações. Misturar paradoxos. Moda é arte! E os artistas se inspiram tanto em grandes monumentos e celebridades quanto nos pequenos detalhes, nas ruas e nas pessoas comuns. Fazer misturas improváveis. Releituras modernas. Transformar o over em in. Criar identidade. Gerar tendências. Isso é fazer moda.

Não é a toa que esse é um dos setores que mais crescem na economia. Porque arte gera valor. E essa criatividade associada ao grande poder do marketing levando o público a se identificar com a marca leva a um reconhecimento e valorização de quem faz moda, seja o estilista, o personal stylist, o consultor de imagem, o designer, a confecção, o artesão, todos envolvidos nesse mercado intangível.

Admirar a moda tem a ver tanto com você encontrar valor nas peças de fast-fashions, brechós e artesanais, quanto reconhecer o valor simbólico por trás das marcas de luxo. Misturar essas peças em único look, o chamado high-low, envolve criatividade, liberdade e estilo.

A bolsa de grife com a t-shirt da loja de departamento.A sandália mais cara do guarda-roupa com a calça da liquidação. A bijuteria ao lado da jóia. O batom da marca gringa com a máscara de cílios da farmácia. O sapato da coleção passada com a bolsa in do momento. O vestido feito pela avó com a jaqueta top do estilista x. Misturas antagônicas que revelam personalidade e estilo!

Quem conhece a moda enxerga além das cifras ou da matéria-prima. Enxerga-se o que aquela peça, aquela marca, representa em determinada época e sua importância para determinado estilo. A exclusividade, o status, a identidade gerada pela marca. A pessoa sabe que não se julga a peça somente pelo processo de produção. Vai além.

A moda está no nosso dia-a-dia.


Look Color Summer Jan/15


Gostou da reflexão?

xoxo,


 Acompanhe o Blog da Dressa nas redes sociais Facebook - Instagram - Twitter - Youtube 




12 comentários:

  1. Amei a reflexão e concordo plenamente com o que você escreveu..
    O mais importante é a gente se conhecer, gostar da gente em primeiro lugar e usar o que realmente gostamos <3
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderExcluir
  2. Amei, super linda, arrasou *-* ♥
    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Texto mais perfeito para falar que a moda é ter a sua própria identidade. Amei seu look ai de cima viu?
    Beijos
    Dani Villela

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não poderia concordar mais com você! Acredito que, essa visão que as possuem da moda, sobre ela ser seletiva e tal, já caiu faz tempo! hoje em dia somos nós quem ditamos as regras, tudo é tão adaptável que, basta termos um pouco de criatividade e vontade. Amei a reflexão <3

    ResponderExcluir
  5. Amei, Dressa!
    O melhor da moda é isso. Ser camaleoa, se adequar a cada estilo, pessoa, personalidade. Imagina se todos se vestissem iguais?
    Não saberíamos como é cada pessoa. Acho o máximo podermos conhecer um pouco mais de cada um só de vermos o estilo e como ela se expressa através da moda, do modo de se vestir.

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu amei o texto... Super concordo que cada um faz a "sua moda" de acordo com seu estiloo... Eu amo a moda por isso, me visto como eu quero, como eu me sinto a vontade e sempre eu me descubro mais a cada peça!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. ameeeei... é exatamente assim que olho a moda, acho triste quando as pessoas olham a mesma como um uniforme que padroniza todos! moda é muito mais sobre expressar personalidade do que qualquer outra pra mim! adorei o texto, de verdade... beijoss

    www.amantederimel.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nao poderia ter usado melhor as palavras!

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  9. Também conscirdo com o que disse. Geralmente não sigo moda, eu uso o que gosto.
    Bjs!

    brunajennyfer.com

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente, afinal qual seria a graça da moda se não pudéssemos criar nosso próprio estilo e tudo fosse uniformizado?

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente, disse tudo *-* E outra, que look maravilhoso <3
    http://blogevelynbard.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca li definição mais perfeita para moda e estilo. Principalmente essa mistureba toda, que acaba por tornar cada estilo único e novo, tudo isso com base no gosto e nas vivências de uma pessoa! Porque sim, eu acredito que a moda também tem a ver com a história de uma pessoa. Cada um se veste da maneira como se veste porque viu aquilo em algum lugar, ou porque em algum momento da vida pareceu certo comprar aquela peça, ou usá-la de determinada maneira.
    Parabéns pelo blog, Dressa. Tá tudo cada vez mais lindo e inspirador aqui!
    Beijos
    www.rockandrose.com.br

    ResponderExcluir

Meninas, o que acharam?!
Thank you!
xoxo
Dressa